SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3A organização curricular e a avaliação da aprendizagem como dispositivos pedagógicos: uma experiência em EJARelação terapêutica com pacientes borderlines na terapia comportamental dialética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

GONCALVES MEIRA DE ALMEIDA, Christiana; CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA-VERDU, Ana  e  REGINA CAVALCANTE, Maria. Descrição de contingências durante a leitura de histórias e o comportamento de crianças: um estudo exploratório. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2016, vol.22, n.3, pp. 558-578. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9523.2016V22N3P558.

O estudo investigou os efeitos da descrição de contingências durante a leitura de histórias sobre o comportamento de crianças entre 8 e 10 anos. No grupo 1, duas crianças foram expostas à uma história com desfecho positivo para o comportamento-alvo de pegar doces antes da festa (A) e, em seguida, outra história com desfecho aversivo (B). No grupo 2, outras duas crianças foram expostas às mesmas histórias na ordem inversa. No grupo 3, três crianças ouviram duas histórias (C e D) sobre festa de aniversário, mas sem menção do comportamento-alvo. Após cada leitura, as crianças eram deixadas em situação similar à descrita nas histórias. A frequência de comportamentos direcionados aos doces foi registrada, sendo maior após a leitura da história A do que após a leitura da história B. Sugere-se que a descrição das contingências durante a narração das histórias controlou o desempenho subsequente dos participantes.

Palavras-chave : Controle instrucional; Leitura; Comportamento verbal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License