SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Do traumático ao trauma: a lógica do presente permanenteA cirurgia cardíaca, o corpo e suas (im) possibilidades: significados atribuídos por pacientes pós-cirúrgicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

NEUBERN, Mauricio da Silva. Conversando com as dores crônicas: sobre sugestões hipnóticas e níveis de experiência vivida1. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2016, vol.22, n.3, pp. 636-653. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9523.2016V22N3P636.

Este trabalho busca tecer uma compreensão inicial, em termos clínicos e teóricos, das relações entre os tipos de sugestões hipnóticas e os níveis de experiência vivida de pessoas com dores crônicas. Partindo de duas breves ilustrações clínicas, propõe relações entre os tipos de sugestões que se utilizam dos signos semióticos ícones, índices e símbolos, relacionando-os aos níveis de experiência vivida da pessoa, seja ela vital ou subjetiva. Destaca que, ao mesmo tempo em que as sugestões sempre podem envolver os três tipos de signos, elas podem enfatizar preferencialmente aqueles que melhor se endereçam a determinado nível de experiência vivida. O artigo se conclui ressaltando que a relação entre sugestões hipnóticas e níveis de experiência deve ser concebida numa perspectiva ampla de subjetividade, incluindo principalmente a dimensão do sujeito e suas diferentes formas de autonomia.

Palavras-chave : Hipnose; Dores crônicas; Signos; Experiência vivida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License