SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1RELATOS DE PAIS SOBRE A INCLUSÃO E A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE FILHOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

DIAS, Carla; MORAIS, Maria de Fátima  e  BRAGA, Ana. REPRESENTAÇÕES SOBRE CLIMA CRIATIVO: UMA PERSPECTIVA DE ALUNOS E DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE PORTUGAL. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.1, pp. 1-21. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p1-21.

A criatividade é assumida como conceito relevante no contexto educativo. Este estudo analisou diferenças nas representações em professores de escolas públicas e privadas sobre condições favoráveis e desfavoráveis à criatividade no seu ambiente de trabalho, assim como nas representações de clima criativo em sala de aula pelos alunos desses tipos de escola. Participaram 202 alunos portugueses dos 3º e 4º anos do ensino básico e 72 professores. Os dados dos alunos foram recolhidos por meio da Escala sobre o Clima para a Criatividade em Sala de Aula e usou-se, para os professores, o Questionário Indicadores de Clima para a Criatividade no Ambiente de Trabalho. Os resultados revelam, para os alunos, diferenças significativas em alguns fatores, apresentando o ensino público valores superiores. Em relação aos professores, emergiram diferenças significativas em dois fatores, havendo superioridade do ensino privado nas condições favoráveis à criatividade e do ensino público nos bloqueios a esta.

Palavras-chave : Clima criativo; Aluno; Professor; Representações; Escolas públicas e privadas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License