SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2A reading on the organic intellectual in GramsciPublic policies on prevention of HIV/AIDS: connections between France and Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

FRANCA NETO, Oswaldo. A verdade e a mulher. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 562-572. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p562-572.

O conceito-chave da teoria de Alain Badiou é o de "procedimento genérico", que ele identifica como sendo a forma com a qual uma verdade de um dado mundo se faz apresentar-se neste. Ele aproxima o conceito de verdade aos termos genérico e indiscernível, e escolhe como símbolo para o termo genérico a marca do feminino (?). Este artigo pretende desdobrar esse conceito, tendo como objetivo principal explorar essa identificação proposta por Badiou entre a mulher e a verdade de um mundo. Se, para Badiou, a verdade e o vazio têm em comum a subtração ao saber, nem por isso se identificam. Essa distinção entre verdade e vazio pode nos auxiliar a um melhor discernimento entre histeria e feminilidade, ao privilegiar, na mulher, não seu eventual caráter de negatividade, mas o que nela se apresenta como subversivo, por veicular uma afirmação que escapa às armadilhas predicativas de não importa qual sociedade.

Keywords : Verdade; Mulher; Feminilidade; Genérico; Indiscernível.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License