SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A verdade e a mulherPsicologia social e cras: a experiência de uma oficina de fotografia como dispositivo ressignificador de sentidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

CALAIS, Lara Brum de  e  PERUCCHI, Juliana. Políticas públicas de prevenção ao HIV/AIDS: uma aproximação entre França e Brasil. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 573-588. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p573-588.

Este artigo resulta da realização de um estágio internacional do Programa de Cooperação Técnica Brasil-França, viabilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde do Brasil. A pesquisa foi desenvolvida na instituição Cermes 3 (Paris/França), tendo como objetivo a análise do contexto francês de políticas públicas de prevenção ao HIV/aids e uma posterior aproximação com o contexto brasileiro. Para tanto, usou-se o "Plan National de Lutte contre le VIH/SIDA et les IST 2010/2014" como documento de referência para a análise (baseado na análise do discurso de Michel Foucault) e a pesquisa documental como base metodológica. Pontos relevantes de análise foram levantados, como o direcionamento das ações de prevenção para públicos específicos no contexto francês, o que se caracteriza como ponto relevante de comparação com o Brasil, assim como a organização do sistema de "prevenção combinada" e o "sistema tripé de diagnóstico".

Palavras-chave : HIV/Aids; Política pública; França; Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License