SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Las políticas públicas para prevenir el VIH / SIDA: un acercamiento entre Francia y BrasilActividad física como coadyuvante terapéutico para pacientes psiquiátricos con enfermedad mental severa: revisión de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

LODETTI, Mariá Boeira et al. Psicologia social e cras: a experiência de uma oficina de fotografia como dispositivo ressignificador de sentidos. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 589-608. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p589-608.

Este trabalho compartilha a experiência de uma oficina realizada com jovens, em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade de Florianópolis (Brasil), durante o ano de 2013. As oficinas tiveram como foco a linguagem fotográfica, a qual pôde fazer-se mediadora dos processos de significação e ressignificação dos sujeitos em relação ao território. As oficinas envolveram a apropriação de técnicas fotográficas e a discussão de questões ligadas à relação dos participantes com o território. As informações, examinadas por meio da análise de conteúdo, foram produzidas via observações registradas em diário de campo, material publicado em redes sociais e entrevistas com os sujeitos ao fim dos encontros da oficina. Os resultados apontam que a linguagem fotográfica se coloca como mediadora na criação de espaços de reflexão acerca de si e de seu contexto, estabelecendo relações capazes de aumentar suas potências de vida e de ampliação de perspectivas de futuro.

Palabras clave : CRAS; Fotografia; Oficinas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License