SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Tatividade física como adjunto terapêutico para pacientes psiquiátricos com adoecimento mental severo: revisão da literaturaComunicação pelo olhar entre mãe e bebê: subjetividade e integração do eu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

OLIVEIRA, Tatiane Lacerda de; COSTA, Liana Fortunato  e  PENSO, Maria Aparecida. Acolhimento institucional é creche? a reintegração familiarl. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 626-645. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p626-645.

O acolhimento institucional e reintegração familiar são processos relacionais que envolvem vários sistemas: família, instituição de acolhimento e justiça. Neste texto, objetivou-se conhecer a compreensão que uma família com filhos em acolhimento tem sobre essa medida de proteção e sobre o processo de reinserção familiar. Para isso, realizaram-se pesquisa documental e entrevista com uma mãe de crianças institucionalizadas. Os resultados foram analisados com base na hermenêutica de profundidade. Obtiveram-se dois núcleos de compreensão: história familiar e os significados do acolhimento e da reintegração familiar. A história familiar apresenta instabilidade dos acontecimentos, descontinuidade relacional e a permanente luta pela sobrevivência. Os significados do acolhimento para a família relacionam-se à proteção dos filhos, e a reintegração familiar apresenta posições paradoxais de querer ou não o filho de volta.

Palavras-chave : Família de origem; Institucionalização; Reintegração familiar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License