SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Acolhimento institucional é creche? a reintegração familiarlLinhas de (re)produção: um estudo sobre os processos de subjetivação envolvidos nas juventudes territorializadas como geração y índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

DARO, Beatriz Rall; OGAKI, Henrique Abe; REIS, Maria Elizabeth Barreto Tavares dos  e  CORDEIRO, Sílvia Nogueira. Comunicação pelo olhar entre mãe e bebê: subjetividade e integração do eu. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 646-661. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p646-661.

Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência, a partir da observação de bebês baseada no método de Esther Bick. Esse método se caracteriza como um meio pelo qual a dinâmica psíquica do bebê pode ser estudada e se caracteriza por visitas semanais regulares à casa da díade mãe-bebê, com duração de uma hora, além das anotações e supervisões subsequentes das observações realizadas. Para se tornar sujeito, o bebê precisa passar por um processo de constituição subjetiva e integração do eu, que será auxiliado pela função materna. A comunicação pelo olhar tem importante papel nessa função, pela qual o bebê poderá se diferenciar de sua mãe e do ambiente e formar a sua subjetividade. O método Bick de observação serviu não apenas para observar elementos do funcionamento do bebê, mas também como meio de acolhimento para a díade, afigurando-se assim como um conector entre teoria e prática.

Palavras-chave : Métodos de observação; Comunicação visual; Constituição do sujeito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License