SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Comunicação pelo olhar entre mãe e bebê: subjetividade e integração do euA violência sob o olhar do adolescente autor de ato infracional: reflexões fenomenológicoexistenciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

ALMEIDA, Lucimar Rezende Xavier de  e  ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Linhas de (re)produção: um estudo sobre os processos de subjetivação envolvidos nas juventudes territorializadas como geração y. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 662-868. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p662-686.

Esta pesquisa investiga os processos de subjetivação da geração territorializada como Y, para investigar quais agenciamentos compõem e influenciam a produção de subjetivação desses jovens, enfatizando suas singularidades e sua relação com o mundo do trabalho. Foi utilizada, como aporte teórico, a esquizoanálise, de Deleuze e Guattari, e como metodologia, a cartografia. Os procedimentos metodológicos usados foram: entrevistas semiestruturadas, diário de bordo e a implicação da pesquisadora. Nossa trajetória envolveu uma análise do pesquisador com o seu campo, no intuito de acessar as tensões existentes, entre elas as relações de forças entre as especialidades "Psicologia organizacional" e "Psicologia do trabalho". Foi feito um exame dos principais pontos de agenciamentos que capturamos: os tecnológicos, de conhecimento e com a internet, bem como suas conexões rizomáticas com os jovens pesquisados e seus efeitos nos processos de sua subjetivação. Concluímos que esse é um processo complexo que ora pende para a reprodução, ora para a invenção.

Palavras-chave : Geração Y; Trabalho; Processos de subjetivação; Tecnologia e internet.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License