SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2(Re) production lines: a study of subjective processes involved in territorialized youths as generation yThe psychoanalytic intervention research with adolescents:: what they tell us about pregnancy and motherhood from the conversation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

MELO, Kaynelly Souza  and  DUTRA, Elza. A violência sob o olhar do adolescente autor de ato infracional: reflexões fenomenológicoexistenciais. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 687-706. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p687-706.

Esta pesquisa teve como objetivo compreender como adolescentes autores de atos infracionais experienciam a violência, sob a ótica da analítica existencial heideggeriana, utilizando como instrumento metodológico a narrativa. A interpretação foi feita com base nos sentidos que emergiram na experiência narrada e no diálogo entre algumas noções heideggerianas. Os relatos mostraram que, desde a infância desses adolescentes, a violência está presente, tendo sido observada na própria família. Para eles, o comportamento violento representa uma forma de impor respeito e admiração, podendo ser interpretados como uma expressão das relações entre o ser adolescente e o mundo que caracteriza o seu contexto de vida. Ao final, espera-se que este estudo possa contribuir para uma maior compreensão da experiência de violência sob o olhar do adolescente e, sobretudo, para promover abertura a possíveis ações diante da necessidade de prevenir o envolvimento de jovens nesse contexto.

Keywords : Fenomenologia hermenêutica; Adolescente; Violência; Martin Heidegger.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License