SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A violência sob o olhar do adolescente autor de ato infracional: reflexões fenomenológicoexistenciaisRelação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MARCOS, Cristina Moreira  e  MENDONCA, Renata Lucindo. A pesquisa-intervenção psicanalítica com adolescentes:: o que elas nos dizem sobre gravidez e maternidade a partir da conversação. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 707-727. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p707-727.

Buscamos interrogar, pela discussão de alguns casos, o sentido, na atualidade, da gravidez na adolescência. Se as adolescentes, hoje, podem viver uma certa liberdade sexual sem engravidar, por que ainda a gravidez, nesse período da vida, continua acontecendo e é considerada um problema pela sociedade e pelas políticas públicas em todo o mundo? E, principalmente, por que as adolescentes engravidam? Essa questão é abordada pela perspectiva da psicanálise. A prática da conversação, metodologia adotada por nós, mantém o objetivo psicanalítico de escutar o inconsciente e unir o tratamento à pesquisa e, desse modo, permite-nos examinar o sentido e a função da gravidez com base na singularidade e na palavra de cada um, e interrogar nossa hipótese: se a gravidez na adolescência poderia ser, em alguns casos, uma resposta ao ser mulher e um endereçamento ao Outro.

Palavras-chave : Psicanálise; Adolescência; Gravidez; Maternidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License