SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2The psychoanalytic intervention research with adolescents:: what they tell us about pregnancy and motherhood from the conversationBurnout syndrome in teachers in Brazil: considerations for a research agenda author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça  and  SANTOS, Larissa Muniz R. A. dos. Relação entre estresse e habilidades sociais em docentes do ensino superior do estado da Bahia. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 728-744. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p728-744.

Este estudo pretendeu caracterizar o estresse e as habilidades sociais de docentes do ensino superior do Estado da Bahia. Ao lado disso, buscou verificar a relação existente entre esses construtos. Para tanto, aplicou o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) em 152 docentes do ensino superior de instituições públicas e privadas da Bahia. Os participantes se dedicavam a diferentes áreas e, em sua maioria, pertenciam ao gênero masculino. Trinta e cinco docentes apresentaram quadros característicos das fases de resistência e quase-exaustão. Ao lado disso, evidenciou-se que os sintomas físicos foram os mais presentes, assim como um baixo repertório de habilidades sociais em "autocontrole da agressividade" e "enfrentamento e autoafirmação com risco". Não houve diferenças significativas em habilidades sociais entre os docentes com sintomatologia de estresse e os sem sintomatologia. Dada a relevância da temática e suas implicações, ressalta-se a necessidade de novas investigações.

Keywords : TSintomas de estresse; Competência social; Habilidades sociais; Ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License