SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Relación entre estrés y habilidades sociales en los docentes universitarios del estado de BahíaRepresentaciones sociales de la cura divina en el contexto neopentecostal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

DALCIN, Larissa  y  CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.2, pp. 745-770. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n2p745-770.

O estudo objetivou levantar e sumariar os principais resultados de pesquisas realizadas no tocante aos fatores associados à síndrome de burnout em professores no Brasil. A busca ocorreu nas bases de dados BVS, Scielo, Pepsic e PubMed e foram selecionados 16 artigos para compor a amostra final. Os resultados identificaram associação com variáveis individuais sociodemográficas e de personalidade, contextuais relacionadas ao cargo/ trabalho e consequências do burnout. Os resultados indicam que a produção do conhecimento ainda é incipiente e instável em termos de quantidade e é um tema investigado predominantemente pela Psicologia. O delineamento é, na sua totalidade, transversal e, em grande parte, utiliza o MBI como instrumento, amostras não probabilísticas e professores que lecionam em mais de um nível de ensino. Este estudo aponta para a necessidade de ampliação de uma agenda de pesquisas de burnout em professores, considerando as lacunas identificadas.

Palabras clave : Síndrome de burnout; Professores; Revisão sistemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License