SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Motivações, dificuldades e expectativas acerca da adoção: perspectivas de futuros pais adotivosDesenvolvimento das crianças: um olhar sobre o papel da família e o papel da escola na perspectiva dos pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

CASTRO, Júlio Eduardo de. As repetições e seus destinos na clínica psicanalítica: : contribuições a partir do ensino de Lacan 1. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 811-821. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n3p811-821.

Algumas contribuições pontuais de Jacques Lacan ao tema da ‘repetição’ são aqui abordadas a partir dos conhecidos registros da subjetividade humana: o Real, o Simbólico e o Imaginário. Partimos do sentido coloquial do termo repetição, pressupomos a inovação freudiana e a retomada lacaniana de tal conceito para, daí, tirarmos algumas conseqüências de tal abordagem no que diz respeito à prática clínica do psicanalista, ou seja, ao desejo e ao saber do psicanalista. Estes dois termos se mostraram sensíveis ao fenômeno da repetição, que ocorre em dimensões diversificadas: a significante, a das imagens narcísicas, a do núcleo irredutível do sintoma, entre outras. Portanto, o desejo-saber do psicanalista mostrou-se como um eixo ético indispensável a toda e qualquer abordagem psicanalítica da repetição, principalmente por fundar-se na ética do desejo e na política do psicanalista (falta-a-ser).

Palavras-chave : Repetição; Real; Simbólico; Imaginário; Psicanálise em intensão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License