SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3As repetições e seus destinos na clínica psicanalítica:: contribuições a partir do ensino de Lacan 1Mulheres na música: histórias que se cruzam índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MAINARDI, Sabrina Magossi  e  OKAMOTO, Mary Yoko. Desenvolvimento das crianças: um olhar sobre o papel da família e o papel da escola na perspectiva dos pais. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 822-839. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n3p822-839.

Este trabalho refere-se a uma pesquisa qualitativa cujos objetivos consistiram em identificar as concepções e a compreensão da família a respeito da importância e do papel da escola e da família para o desenvolvimento das crianças. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semidirigidas com pais de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, de escolas municipais cuja permanência da criança é em tempo integral, no município de Assis/SP, nas quais foi possível perceber um descompasso entre a função familiar e a escolar. Devido às transformações sociais e familiares dos últimos séculos, nota-se que a família sofreu um enfraquecimento no desempenho de seu papel, depositando parte da responsabilidade sobre o desenvolvimento cognitivo e emocional de seus filhos na escola. Esta também se transformou, incorporou novas funções, como é possível observar na ampliação da jornada escolar que a mesma passou.

Palavras-chave : Família; Escola; Relação família – escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License