SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Mulheres na música: histórias que se cruzamRepresentações sociais da velhice e do envelhecimento na era digital: revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

BALTAZAR, Tiago Hercílio. Os saberes "PSI" no diagnóstico de história da loucura de Michel Foucault. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 860-881. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n3p860-881.

Investigaremos a primeira arqueologia realizada por Foucault, História da loucura, onde se encontram mobilizados expedientes teóricos para uma problematização histórico-filosófica dos saberes da radical "psi".Esta obra elabora uma perspectiva extra científica de saberes modernos como psicologia, psiquiatria e psicanálise, na qual eles emergem estruturados sobre um "postulado antropológico" que, segundo o diagnóstico filosófico de Foucault, lhes impõe limites e apontaria para o seu esgotamento na contemporaneidade. Faremos uma leitura detida de alguns conceitos e recortes efetuados pelo arqueólogo, com o objetivo de explicitar o plano de construção desta problematização, suas operações principais e o modo pelo qual as estratégias empregadas se articulam para compor o referido diagnóstico do presente.

Palavras-chave : Diagnóstico do presente; Michel Foucault; Arqueologia dos saberes "psi".

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License