SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3"PSI" knowledge in Foucault’s history of madness diagnosisDifference and contingency in the psychoanalytical formation process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

CASTRO, Amanda  and  CAMARGO, Brigido Vizeu. Representações sociais da velhice e do envelhecimento na era digital: revisão da literatura. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 882-900. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n3p882-900.

O presente artigo de revisão de literatura tem como objetivo analisar as representações sociais da velhice e do envelhecimento na era digital. A representatividade demográfica da população idosa traz um novo panorama ao processo de envelhecimento. A partir das atividades sociais e com o desenvolvimento de grupos voltados aos idosos e a construção social da “terceira idade”, houve a propagação da ideia da “melhor idade” em oposição à velhice. As iniciativas e comunicações online, voltadas para a “melhor idade” tratam o envelhecimento como uma experiência gratificante, em que se é possível realizar os planos adiados ao longo da vida; portanto, ser feliz. Desse modo, a ênfase nos ganhos com a chegada da velhice com destaque para a “melhor idade” favorece a desconstrução da velhice associada a doenças, morte e inatividade, mas parece desconsiderar a pluralidade de experiências de envelhecimento.

Keywords : Representações sociais; Envelhecimento; Internet; Velhice; Idoso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License