SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Os saberes "PSI" no diagnóstico de história da loucura de Michel FoucaultA diferença e o contingente na formação dos psicanalistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

CASTRO, Amanda  e  CAMARGO, Brigido Vizeu. Representações sociais da velhice e do envelhecimento na era digital: revisão da literatura. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 882-900. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n3p882-900.

O presente artigo de revisão de literatura tem como objetivo analisar as representações sociais da velhice e do envelhecimento na era digital. A representatividade demográfica da população idosa traz um novo panorama ao processo de envelhecimento. A partir das atividades sociais e com o desenvolvimento de grupos voltados aos idosos e a construção social da “terceira idade”, houve a propagação da ideia da “melhor idade” em oposição à velhice. As iniciativas e comunicações online, voltadas para a “melhor idade” tratam o envelhecimento como uma experiência gratificante, em que se é possível realizar os planos adiados ao longo da vida; portanto, ser feliz. Desse modo, a ênfase nos ganhos com a chegada da velhice com destaque para a “melhor idade” favorece a desconstrução da velhice associada a doenças, morte e inatividade, mas parece desconsiderar a pluralidade de experiências de envelhecimento.

Palavras-chave : Representações sociais; Envelhecimento; Internet; Velhice; Idoso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License