SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Representações sociais da velhice e do envelhecimento na era digital: revisão da literaturaO lugar do rural e da ruralidade na conferência estadual de assistência social do RN índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MARTINS, Ana Carolina Borges Leão  e  POLI, Maria Cristina. A diferença e o contingente na formação dos psicanalistas. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 901-919. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n3p901-919.

O trabalho que se segue procura discutir as categorias da diferença e do contingente no quadro atual de formação dos psicanalistas lacanianos. Perguntamo-nos de que maneira os aspectos contingentes em jogo na formação do analista tornam possível o maior (ou menor) acolhimento à diferença, tanto na clínica quanto no laço social. O primeiro tópico introduzirá as categorias da diferença e do contingente em uma perspectiva lógica, a lógica da sexuação, por nós articulada aos modos de funcionamento das instituições psicanalíticas. No segundo, com a ajuda do testemunho de uma psicanalista sobre seu próprio percurso de formação, veremos como o desejo de obter a diferença se produz em consequência do percurso de análise. Por fim, demonstraremos de que maneira a diferença e o contingente não se encerram no contexto das instituições de formação, estendendo as nossas conclusões à prática do psicanalista nas demais instituições disponibilizadas na cultura.

Palavras-chave : diferença; contingente; formação do psicanalista; instituições de psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License