SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Sujeito e política no debate contemporâneo1Os sujeitos egressos prisionais e o processo de (re)inserção social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

KYRILLOS, Fuad  e  DUNKER, Christian Ingo Lenz. Depois do holocausto: efeitos colaterais do hospital colônia em Barbacena. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 952-974. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n3p952-974.

Este trabalho objetiva abordar os resquícios das práticas manicomiais executadas num grande hospital psiquiátrico e sua repetição nos serviços de saúde mental de Barbacena. Nessa instituição hospitalar, pessoas internadas involuntariamente, sem diagnóstico de doença mental foram violentadas e mortas com a conivência do Estado. Procedeu-se a um breve percurso histórico e crítico sobre a criação desse hospital e entrevistas com profissionais que nele trabalham e que participam da implantação das políticas públicas de atenção a saúde mental no município. A psicanálise será utilizada nesta investigação, como forma de abordar a violência política e social em seus efeitos traumáticos e continuados até a atualidade. O conceito de compulsão à repetição auxiliará na compreensão da manifestação de práticas e discursos ligados à cultura manicomial. Tais práticas se automatizam nesses profissionais que sofrem os efeitos das passagens inconscientes da história relegadas ao esquecimento por jogos de conveniência não explicitados.

Palavras-chave : Práticas manicomiais; Compulsão a repetição; Violência; História da psiquiatria mineira; Saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License