SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3After the holocaust: side effects of colony hospital in BarbacenaThe diagnosis of language and the language of diagnosis: a pragmatic perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

SANTOS, Thalita Mara dos  and  SILVA, Luiz Carlos Avelino da. Os sujeitos egressos prisionais e o processo de (re)inserção social. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 975-993. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n3p975-993.

O presente trabalho, fruto da dissertação de mestrado intitulada "Os sujeitos egressos prisionais: o retorno à liberdade e a (re)inserção social", teve como objetivo abordar o processo de reinserção social dos egressos prisionais na perspectiva desses indivíduos. Constitui-se como uma pesquisa qualitativa, com a utilização do método interpretativo da Psicanálise. Sete egressos prisionais da cidade de Uberlândia (MG) foram sujeitos deste estudo, por meio de entrevistas semiestruturadas, com gravação de áudio e transcrição das entrevistas, as quais foram posteriormente analisadas sob a perspectiva psicanalítica. Constatou-se com os procedimentos o fascínio que o crime (especialmente o tráfico de drogas), como um meio de vida, exerce sobre os jovens pobres – e sobre o período de estadia na prisão – toda a crueza que ela abarca. Observou-se, sobretudo com relação ao processo de reinserção social dos egressos prisionais, a necessidade de relativizar a concepção acerca do significado de liberdade e reinserção para esses sujeitos.

Keywords : Egressos Prisionais; Sujeito; Reinserção Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License