SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Prison egresses subjects and the process of (re)insertionViolent videogames and violence/aggression player: a systematic literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

BRITO, Alexandre Vieira  and  CALIMAN, Luciana Vieira. O diagnóstico da linguagem e a linguagem do diagnóstico: uma perspectiva pragmática . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 994-1011. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n3p994-1011.

A teoria dos atos de fala de John Austin apresenta a linguagem a partir de uma perspectiva pragmática: quando os signos têm um compromisso com a produção de realidades. Seguindo esta direção analítica, neste artigo, articulamos a linguagem-ato e as classificações. Argumenta-se que uma classificação não é mera descrição dos fatos; é produto e produtora de realidades. Dentre as possíveis formas de classificação, abordamos o diagnóstico psiquiátrico como um caso particular na teoria dos atos de fala. Elaboramos um conceito denominado de ato diagnóstico, no qual conjugamos a força da linguagem-ato e do diagnóstico médico a partir de suas implicações políticas no campo social, na produção de sujeitos. Conclui-se que o diagnóstico psiquiátrico produz realidades a partir das mesmas propriedades dos atos de fala. Ao produzir sujeitos, os diagnósticos possuem efeitos existenciais, políticos e sociais que só podem ser analisados no encontro singular entre diagnósticos e sujeitos diagnosticados.

Keywords : Linguagem; Pragmática; Diagnóstico psiquiátrico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License