SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3O diagnóstico da linguagem e a linguagem do diagnóstico: uma perspectiva pragmáticaIniciação científica na formação em psicologia: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

STROPPA, Thiago Virgílio da Silva; GOMES, Daniel Alexandre Gouvêa  e  LOURENCO, Lelio Moura. Vídeo-games violentos e a violência/agressividade do jogador: uma revisão sistemática de literatura1 . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 1012-1033. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n3p1012-103.

Estudos são desenvolvidos na tentativa de evidenciar a relação existente entre as práticas de utilização de jogos eletrônicos violentos e a agressividade/ violência do jogador. Os vídeo-games evoluíram muito durante os últimos anos, aproximando-se cada vez mais da realidade e houve também um aumento no número de jogadores de vídeo-games violentos. O presente estudo realizou uma revisão sistemática de literatura, entre os anos de 2008 e 2013, procurando evidenciar os estudos sobre vídeo-games violentos e sua relação com a agressividade/violência. Foram selecionados 45 artigos para leitura completa e os resultados obtidos mostraram os autores que mais publicaram dentro da temática, os anos com mais publicações, os resultados mais encontrados, as críticas a esses trabalhos, as variáveis relacionadas aos estudos e outros dados relevantes sobre essas publicações. Dos 45 artigos encontrados, 37 apoiam o viés de que existe uma relação entre jogos violentos e a agressividade/violência do jogador.

Palavras-chave : Vídeo-Games Violentos; Jogos eletrônicos violentos; Agressividade; Violência; Revisão sistemática de literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License