SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Iniciação científica na formação em psicologia: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SOUZA, Emilene  e  KIND, Luciana. Vidas que seguem: narrativas ficcionais de jovens vivendo com HIV/AIDS. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2017, vol.23, n.3, pp. 1051-1068. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n3p1051-1068.

Esse artigo se trata de uma pesquisa que teve por objetivo compreender os modos de narrar o viver com HIV/aids de jovens soropositivos. Partese da ideia de performatividades do self, contribuição teórica do estudo de narrativas. A estratégia metodológica consiste de observação de participantes e entrevistas narrativas com 12 jovens soropositivos com idades entre 22 e 29 anos. O material foi submetido à análise dialógica/performática de narrativas, e serviu como suporte para a construção de narrativas ficcionais. Essa estratégia visa "embaralhar" os fragmentos das narrativas e criar "colagens", que são baseadas em fatos reais; porém devem ser lidas como ficção. Conclui-se que é necessária a ampliação da circulação de informações sobre o HIV/aids entre os jovens. Além disso, observa-se que as narrativas ficcionais se apresentam como uma alternativa para a exploração de novas formas de comunicação, possibilitando a inclusão das singularidades da vida após o diagnóstico.

Palavras-chave : Jovens; HIV/aids; Narrativas ficcionais; Análise dialógica/ performática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License