SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1"They go crazy about us": the logic of body and gender in sexually exploited adolescentsFreud's scientism at the crossroads of the conscious system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

XAVIER, Luizanil Benedita  and  COTRIN, Jane Teresinha Domingues. O atendimento psicológico à queixa de indisciplina escolar na rede de saúde: reflexões críticas. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 19-39. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p19-39.

Este artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa sobre a prática dos psicólogos que recebem crianças da rede pública de ensino do Município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, com a queixa de indisciplina. A pesquisa objetivou investigar o significado que os psicólogos atribuem à indisciplina escolar; as abordagens teóricas em que se fundamentam; os instrumentos e, ou, metodologias que utilizam na sua prática e a contribuição da Psicologia às escolas. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com psicólogos que atuam na área da saúde nesse Município e fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. Os resultados apontam que os psicólogos pesquisados recebem alta demanda de alunos com queixa escolar de indisciplina e, embora a concebam como fruto do modelo de organização da escola e da família, têm uma limitação significativa no trato dessa questão, que é o tipo de atendimento proposto na área da saúde.

Keywords : Indisciplina; Indisciplina na escola; Atuação do psicólogo; Psicologia histórico-cultural; Rede pública de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License