SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1O cientificismo de Freud na encruzilhada do sistema da consciênciaComportamentos de risco na adolescência: revisão sistemática de estudos empíricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MATOS, Mariana  e  LAMPREIA, Carolina. Intersubjetividade na psicanálise: contornando a problemática solipsista ou rompendo com o pensamento moderno?. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 60-78. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p60-78.

A dimensão da intersubjetividade como constitutiva da subjetividade pode ser considerada aquisição recente da teoria psicanalítica, constituindo-se em uma possibilidade teórica para contornar o solipsismo moderno. No campo filosófico, a problemática cartesiana acarretou o desenvolvimento do estudo da linguagem basicamente em duas direções, resultando em duas concepções dominantes de linguagem contrapostas na contemporaneidade: a objetivista/representacionista e a construtivista/pragmática. Neste artigo, pretendeu-se discutir o conceito de intersubjetividade tal como vem sendo utilizado pela psicanálise, debatendo os usos e as ideologias a ele subjacentes de acordo com essas duas concepções filosóficas de linguagem, por meio de um estudo teórico. Conclui-se que o uso do conceito de intersubjetividade pela psicanálise parece servir mais para contornar a problemática solipsista do que romper com o pensamento moderno.

Palavras-chave : Intersubjetividade; Psicanálise; Filosofia da linguagem; Solipsismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License