SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Análise do discurso de um relato publicado acerca de uma prática psicossocial em instituição prisionalAnálise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em clínicas escola de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

CIPULLO, Marcos Alberto Taddeo  e  AZEVEDO, Débora Cândido de. A perspectiva fenomenológico-existencial na compreensão das técnicas projetivas no psicodiagnóstico infantil. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 139-157. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p139-157.

O objetivo deste artigo é discutir a possibilidade de um olhar fenomenológico-existencial aos testes projetivos, amplamente usados como instrumentos de avaliação psicológica e psicodiagnóstico. Inicialmente, o conceito de projeção é mapeado em suas diversas definições, começando pela concepção psicanalítica (que, classicamente, é entendida como “a oficial” e dá suporte às leituras e interpretações dos resultados obtidos com base no traçado e nas histórias contadas pelo testando). Em seguida, serão mostradas outras perspectivas do termo, com base na visão de autores do âmbito da fenomenologia existencial, como Sartre e Merleau-Ponty. Ao longo do texto, serão feitas algumas propostas de entendimento das provas gráficas com uma metodologia fenomenológico-existencial (como exemplo, a maiêutica socrática), que não trabalha com base em critérios prévios de análise, mas entende a fundamental participação do sujeito na "doação de significados" e na devolutiva dos resultados, momento em que a análise se completa.

Palavras-chave : Técnicas projetivas; Desenho da casa-árvore-pessoa; Testes psicológicos; psicodiagnóstico; Psicologia fenomenológico-existencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License