SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1The phenomenological-existential perspective in the comprehension of the projective techniques for child psychodiagnosticChild-rearing practices in non-urban context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

CAVALCANTE, Lorena de Almeida  and  AQUINO, Fabíola de Sousa Braz. Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em clínicas escola de psicologiaAnálise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em clínicas escola de psicologia. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 158-174. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p158-174.

O encaminhamento de alunos com queixas escolares a espaços clínicos ou de saúde reflete incompreensão na avaliação de profissionais da escola, que atribuem a causa dessas queixas aos escolares ou a suas famílias. Assim, considerou-se pertinente investigar os encaminhamentos de queixas escolares a duas clínicas-escola de Psicologia. Para tanto, foram analisadas 3.138 fichas de triagem e verificou-se que as queixas escolares consistiram na quarta demanda mais endereçada às clínicas-escola, geralmente encaminhadas por familiares ou agentes escolares, inclusive o psicólogo escolar. Questiona-se o fato de queixas escolares serem encaminhadas às clínicas-escola, quando deveriam compor uma das ações do psicólogo escolar. Sugere-se uma reestruturação das modalidades de encaminhamento e atendimento de queixas escolares bem como a reformulação das fichas de triagem, na perspectiva de reverter ações que fortaleçam o paradigma clínico e adaptacionista.

Keywords : Psicologia escolar; Psicologia educacional; Clínicas-escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License