SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1La perspectiva fenomenológico-existencial en la comprensión de las técnicas proyectivas en el psicodiagnóstico infantilPrácticas de educación de los hijos en contexto no urbano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

CAVALCANTE, Lorena de Almeida  y  AQUINO, Fabíola de Sousa Braz. Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em clínicas escola de psicologiaAnálise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em clínicas escola de psicologia. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 158-174. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p158-174.

O encaminhamento de alunos com queixas escolares a espaços clínicos ou de saúde reflete incompreensão na avaliação de profissionais da escola, que atribuem a causa dessas queixas aos escolares ou a suas famílias. Assim, considerou-se pertinente investigar os encaminhamentos de queixas escolares a duas clínicas-escola de Psicologia. Para tanto, foram analisadas 3.138 fichas de triagem e verificou-se que as queixas escolares consistiram na quarta demanda mais endereçada às clínicas-escola, geralmente encaminhadas por familiares ou agentes escolares, inclusive o psicólogo escolar. Questiona-se o fato de queixas escolares serem encaminhadas às clínicas-escola, quando deveriam compor uma das ações do psicólogo escolar. Sugere-se uma reestruturação das modalidades de encaminhamento e atendimento de queixas escolares bem como a reformulação das fichas de triagem, na perspectiva de reverter ações que fortaleçam o paradigma clínico e adaptacionista.

Palabras clave : Psicologia escolar; Psicologia educacional; Clínicas-escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License