SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Análise das queixas escolares considerando o processo de triagem: um estudo em clínicas escola de psicologiaSchool inclusion: conceptions of teachers and educational practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

BORGES, Lucivanda Cavalcante  and  SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. Práticas de educação dos filhos em contexto não urbano. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 175-190. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p175-190.

Este estudo investigou as práticas de educação dos filhos, com base no relato de mães, em um contexto não urbano. Participaram 30 mães de crianças com idade entre 4 e 30 meses. Como instrumento, foi utilizada uma entrevista semiestruturada que abordava questões relativas aos cuidados diários que as mães apresentavam com os filhos, atividades desenvolvidas na interação mãe-criança e as práticas de controle do comportamento infantil. Os resultados da entrevista foram considerados por meio da análise de conteúdo. De uma forma geral, esses resultados apontaram a preocupação das mães com os cuidados básicos na educação dos filhos, interações lúdicas no cotidiano mãe-criança e o uso do diálogo como estratégia de controle do comportamento da criança. Considera-se que as práticas de educação dos filhos relacionam-se, de forma bidirecional, com as características da criança e dos pais, assim como do contexto sociocultural em que estão inseridos.

Keywords : Práticas educativas; Desenvolvimento infantil; Contexto não urbano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License