SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Inclusão escolar: concepções de professores e práticas educativasJuventude e projeto de vida: trajetórias na pesquisa acadêmica brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

ANDRADE, Vinicius Novais Gonçalves de  e  SOUSA, Sônia Margarida Gomes. Os profissionais do disque 100: afetos decorrentes do atendimento a denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 209-229. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p209-229.

Este artigo objetiva apresentar uma análise dos afetos vividos por teleatendentes, monitores e escuta especializada de um serviço de recebimento de denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Trata-se de pesquisa delineada qualitativamente, fundamentada nos pressupostos da Psicologia sócio-histórica de Vygotsky, da qual participaram 9 sujeitos, entre eles teleatendentes, monitores e escuta especializada. Foram realizadas entrevistas mediante roteiro de temas e perguntas, sistematizadas e analisadas com base na metodologia de núcleos de significação. Os resultados mostram que o atendimento às denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes possibilita contato com os seguintes afetos: raiva/revolta/ódio; nojo; tristeza/sofrimento; frustração/impotência; angústia/adoecimento; humanização e satisfação/felicidade. Vivenciar esses afetos depende, em grande parte, daquele que acessa o serviço: a criança ou a pessoa que abusou.

Palavras-chave : Psicologia sócio-histórica; Disque 100; Afetos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License