SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Notas sobre o obsceno na literatura: uma leitura Lacaniana na época das imagens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

COUTO, Luis Flávio Silva  e  JORDAO, Guilherme Pimentel. Notas acerca da dimensão fálica do gozo na homossexulidade masculina. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 263-282. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p263-282.

Sendo fálica toda lógica sexual, é mister verificar a exclusão do Outro gozo, dito feminino, ao que não resta, sob o discurso sexual, possibilidade de relação, dado o privilégio do Mesmo. O amor homossexual, não obstante, insiste, vinculando, no sexo masculino, mãe e criança, por meio da eleição de objeto narcísica, que projeta o ideal materno sobre o parceiro, enquanto subverte a lógica das identificações. Com o intuito de situar o papel do falo no interior da dinâmica homossexual de relação, orienta-se este artigo, por meio da revisão da teoria freudo-lacaniana sobre o tema, para o estudo do caso de Jean Genet. Genet descreve, em seu Diário de um ladrão, um funcionamento que ilustra o mecanismo da inversão, que parte do tema do amor do próprio rival e avança pelo rebaixamento da insígnia fálica à condição de fetiche, desvelando a particularidade da arquitetura do estilo homossexual de desejar.

Palavras-chave : Homossexualidade; Falo; Inversão; Relação sexual; Jean Genet.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License