SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A vacinação do HPV e o sintoma: aproximações entre Foucault e a psicanáliseO projeto clínico-assistencial e de formação do Instituto Raul Soares: posição de laço com a rede índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

LAIA, Sérgio. Foucault: sua escrita, sua vida, e a psicanálise. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.1, pp. 360-370. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p360-370.

Este texto procura investigar como a ambiguidade de Foucault com relação à psicanálise não se restringe a suas formulações de como a descoberta freudiana subverte as malhas do poder e também é envolvida pelas tramas do poder. Este texto, então, enfocará essa ambiguidade no modo como Foucault (sem qualquer recurso à experiência psicanalítica) se serve do que escreve para avançar em questões que, voltadas para a filosofia, a política, o saber, não deixam de se articular também ao que toca seu corpo e sua vida. Nesse contexto, as formulações de Lacan sobre o parlêtre ("falasser") e o “sinthoma” serão importantes para elucidar como Foucault aplicou à sua vida e à sua obra o que ele próprio chamou de "estética da existência".

Palavras-chave : Vida; Obra; Escrita; Sinthoma; Estética da existência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License