SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Man's experience when becoming a father in the gestational context and along the baby's first months author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

CACCIACARRO, Mariana Filippini  and  MACEDO, Rosa Maria Stefanini de. A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 381-401. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p381-401.

Baseada no referencial sistêmico novo paradigmático proposto por Vasconcellos (2003), esta pesquisa teve como objetivo compreender a perspectiva parental quanto à transmissão de valores aos filhos diante do processo de educá-los. Trata-se de um estudo realizado com base em entrevistas com quatro casais casados, com ao menos um filho de idade entre 4 e 6 anos. As entrevistas ocorreram separadamente, com o intuito de captar possíveis diferenças no relacionamento dos pais com as crianças. A análise qualitativa e interpretativa utilizada visou a compreender os significados atribuídos pelos pais aos valores que orientam e sustentam a tarefa educativa, os quais estão intimamente relacionados à subjetividade e, por conta disso, há grande dificuldade dos pais em nomear, com clareza, aqueles que alicerçam suas atitudes e comportamentos. Os participantes afirmam que amor, responsabilidade, compreensão, criatividade e ética permeiam essa tarefa, realçando que o mais difícil é assumir atitudes não autoritárias e pautadas no diálogo.

Keywords : Valores; Família; Sistemas; Parentalidade; Diálogo; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License