SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2The contemporary family and their values: staring at parental understandingGeneration, family and youth in the virtual age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

BENCKE, Melissa Plautz  and  KRUEL, Cristina Saling. A experiência do homem, ao tornar-se pai, no contexto gestacional e nos primeiros meses de vida do bebê. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 402-423. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p402-423.

Este estudo teve como objetivo analisar a experiência do homem, ao tornarse pai, no período gestacional e nos primeiros meses de vida do bebê, com enfoque no vínculo inicial, transgeracionalidade e sexualidade. Participaram da pesquisa cinco homens cujos filhos estavam sendo gestados ou tinham até 1 ano de idade. Foram realizados três encontros em grupo focal, no qual os pais falaram sobre suas experiências familiares. As falas foram gravadas e transcritas, e a análise de conteúdo mostrou que, durante a gestação, os pais sentem dificuldade em direcionar sentimentos amorosos intensos ao filho, pela impossibilidade de contato físico entre eles. Evidenciou-se o desejo dos pais em superar o distanciamento vivenciado na relação com seus próprios pais, aproximando-se afetivamente de seus bebês; assim como o nascimento do bebê afeta a experiência sexual do homem, na qual o distanciamento sexual da companheira é compreendido nos primeiros dias pós-nascimento do filho.

Keywords : Relação pai-bebê; Transgeracionalidade; Sexualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License