SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Man's experience when becoming a father in the gestational context and along the baby's first monthsNew times, new places: reflections on motherhood within women’s empowerment groups author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

STENGEL, Márcia et al. Geração, família e juventude na era virtual. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 424-441. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p424-441.

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) desencadearam mudanças nas relações pessoais e familiares. Nesse contexto digital, podemos dividir seus participantes em nativos e imigrantes digitais. O objetivo deste artigo é discutir a influência da virtualidade no relacionamento entre pais e filhos jovens, considerando os aspectos geracionais dessa relação, com base em revisão da literatura sobre geração, adolescência/juventude e virtualidade, e fragmentos de entrevistas realizadas com jovens entre 15 e 24 anos e seus pais. Diversos impasses e desafios são percebidos na relação parento-filial. Há muito a ser percorrido pelos membros dos dois grupos para que os canais de sociabilidade, com a mediação das TIC entre eles, não fiquem fragilizados. A percepção de que a presença das TIC no cotidiano das famílias pode gerar dissociação e não sociabilidade parece ser o maior desafio a ser superado, particularmente para os pais.

Keywords : Geração; Família; Juventude; Virtualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License