SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Generación, familia y juventud en la era virtualLa experiencia de ser madre de un hijo con autismo en el contexto de la familia monoparental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

ROSO, Adriane  y  GASS, Rosinéia. Novos tempos, novos lugares: reflexões sobre a maternidade em grupos de empoderamento de mulheres. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 442-461. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p442-461.

Tomando como eixo interpretativo o conceito de gênero, esta pesquisaintervenção objetivou conhecer e analisar as narrativas de um grupo de empoderamento de mulheres, enfocando as representações sociais sobre maternidade. Para análise das narrativas, foi realizada escuta clínica, trabalhando com atenção flutuante. Em seguida, foram feitas inferências e interpretações com base na perspectiva da Psicologia Social Crítica. O grupo se tornou um espaço potencializador para reflexão acerca de subjetividades e das relações de gênero, desenvolvendo discussões sobre temas relacionados aos lugares das mulheres diante das mudanças sociais e seu impacto no modo de sentir a maternidade. Para além de um espaço de identificação, o grupo possibilitou abrir brechas para transformar representações sociais, colaborando para o processo de fortalecimento e de desejo de mudança nas relações experimentadas pelas mulheres em seus cotidianos.

Palabras clave : Psicologia Social; Representações sociais; Mulheres; Maternidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License