SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2The experience of being a mother of a child with autism in the singleparenthood contextA paixão pelo autômato: a condição maquínicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

GERMANO, Idilva Maria Pires et al. Eu no facebook: percepções de usuários sobre imagens pessoais partilhadas na rede. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 482-505. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p482-505.

Este artigo discute a representação do eu e sua relação com as novas "tecnologias do olhar". Convidaram-se usuários do Facebook a escolher uma autoimagem de seu perfil e responder questões sobre tal escolha (significado, relação com a história de vida, razões para partilhar, reações dos amigos, estímulo para novas postagens). Foram analisadas tematicamente as respostas de 33 jovens, em sua maioria, universitários entre 20 e 30 anos. Os achados destacam imagens e argumentos associados à diversão, felicidade e autenticidade, valores disseminados na sociedade de consumo. Estar no Facebook envolve o monitoramento da atividade (própria e alheia) de partilhar imagens pessoais e observar a sua recepção nesse espaço. Essas são utilizadas para transmitir uma imagem pessoal desejável, que exprime o estilo de vida e não a história de vida do usuário. Conclui-se que o compartilhamento de imagens nas redes sociais desempenha papel decisivo na construção da identidade pessoal hoje.

Palavras-chave : Cultura visual; Fotografias digitais; Representação do eu; Redes sociais; Facebook.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License