SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Myself on facebook: users’ perceptions of personal images shared on the networkPsychologist’s work at the unified public health system in Petrolina-PE and Juazeiro-BA: a phenomenological study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

MANO, Gustavo; WEINMANN, Amadeu  and  MEDEIROS, Roberto. A paixão pelo autômato: a condição maquínicas. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 506-523. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p506-523.

Neste escrito, visamos a explorar os desdobramentos da figura do autômato no cinema e o fascínio que ele desperta. Sob a forma de ensaio, traçamos a genealogia do autômato na cultura, da Grécia antiga a Hollywood, e examinamos sua aparição ao longo da história do cinema, assinalando alguns dos filmes em que suas diversas facetas encontram-se representadas. Do precipitado formado pela incidência fílmica do autômato, sublinhamos os traços conferidos na Contemporaneidade a essa composição, acentuando a filiação ao homem, a natureza robótica e a obediência ao desígnio. Dialogando com a psicanálise, examinamos o conceito de duplo e de compulsão à repetição, assinalando a figura do autômato como duplo do sujeito da Contemporaneidade, encarnando a fantasia de denegação do mal-estar produzida como legado do tecnicismo, do cientificismo e do capitalismo tardio. Concluímos que os autômatos do cinema desvelam uma verdade sob o caráter de ficção: os sujeitos da Contemporaneidade fantasiam os ideais da condição maquínica.

Keywords : Cinema; Autômato; Contemporaneidade; Psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License