SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2A paixão pelo autômato: a condição maquínicasAlcoólicos anônimos e a recaída: análise à luz da experiência elementar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

GONDIM, Liberalina Santos de Souza; BISPO, Pétala Naiane Moraes  e  MACEDO, Shirley Vieira de Melo. O trabalho do psicólogo no sus de Petrolina-PE e Juazeiro-BA: estudo fenomenológico. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 524-540. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p524-540.

Esta pesquisa teve como objetivo compreender as experiências de trabalho de psicólogos que atuam em serviços públicos de saúde nos municípios de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Tal discussão fez-se necessária tendo em vista a importância do trabalho na sociedade contemporânea e os desafios para o desempenho profissional a partir da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Tratou-se de uma pesquisa fenomenológica, na qual foram realizadas entrevistas individuais com cinco psicólogos, utilizando-se como instrumento uma pergunta disparadora, que foram analisadas privilegiando as percepções dos sujeitos sobre as suas vivências. Os resultados mostraram que fatores como condições de trabalho, reconhecimento profissional, relacionamento com a equipe e pluriemprego interferem no processo saúdedoença no trabalho, levando a uma vivência conflituosa entre motivação e desmotivação. Além disso, foram identificadas estratégias para a manutenção da saúde que foram vistas como possibilidade de ressignificação das vivências de sofrimento por causa do trabalho.

Palavras-chave : Saúde pública.; Trabalho.; Pesquisa qualitativa..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License