SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2O trabalho do psicólogo no sus de Petrolina-PE e Juazeiro-BA: estudo fenomenológicoContribuições da psicanálise ao acompanhamento terapêutico: alguns apontamentos para a formação clínica do psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

NOGUEIRA, Dionete Maria Mendes  e  JUNIOR, Achilles Gonçalves Coelho. Alcoólicos anônimos e a recaída: análise à luz da experiência elementar. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 541-558. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p541-558.

A recaída é considerada, em alguns estudos, como um processo que compreende tanto o retorno ao consumo da substância química como os momentos anteriores que advertem sobre o risco de o abstêmio recidivar. O programa dos Alcoólicos Anônimos (AA) visa à sobriedade pela abstinência total do álcool. O objetivo da pesquisa foi analisar a expressão da experiência elementar no processo de recaída vivenciado por membro de AA, com base na elaboração da experiência dos sujeitos. Trata-se de pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados deu-se mediante entrevistas semiestruturadas, das quais participaram cinco membros de AA de três grupos de Montes Claros-MG. Empregou-se a análise fenomenológica para o tratamento dos dados, via que possibilitou a apreensão de quatro categorias temáticas: pertencimento; posicionamento pessoal; exigência de ser; e experiência religiosa. A dinâmica da experiência elementar do alcoolista, expressa no processo de recaída, orienta o posicionamento deste diante de si e do mundo.

Palavras-chave : Alcoólicos Anônimos; Recaída; Experiência elementar; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License