SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Contribuições da psicanálise ao acompanhamento terapêutico: alguns apontamentos para a formação clínica do psicólogoO conceito de vulnerabilidade social no âmbito da psicologia no Brasil: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

JUSTINO, Yara; TATAGIBA, Tainá; POGIAN, Línea  e  PIMENTEL, Felipe. Modificações comportamentais entre o pré e o pós-operatório de pacientes bariátricos. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 577-599. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p577-599.

Esta pesquisa buscou conhecer as mudanças no comportamento alimentar do paciente bariátrico, analisando a função desse repertório antes e depois da cirurgia. Investigou-se também o processo de avaliação psicológica préoperatória, o acompanhamento terapêutico realizado nesse contexto bem como a existência ou não de repertórios alternativos ao comportamento alimentar que auxiliem no manejo do pós-cirúrgico. Os dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas com 15 pessoas que realizaram a cirurgia. Os resultados indicaram que, antes do procedimento, o alimentarse era primordialmente mantido por reforço negativo, mas também por reforço positivo. Contudo o relato do pós-cirúrgico mostrou poucas alterações na função desse comportamento bem como a inexistência de repertórios alternativos, indicando probabilidade aumentada de, em longo prazo, de os sujeitos retornarem ao seu padrão nutricional anterior e viverem a reengorda. Em relação à avaliação psicológica e ao acompanhamento terapêutico, verificaram-se esses processos como pouco efetivos entre os procedimentos pré e pós-operatórios.

Palavras-chave : Cirurgia bariátrica; Análise funcional do alimentar-se; Repertório alternativo para produzir reforçadores; Avaliação psicológica pré-cirúrgica; Acompanhamento terapêutico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License