SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Modificações comportamentais entre o pré e o pós-operatório de pacientes bariátricosAncoragem psicossocial a partir dos sentimentos negativamente valorados: representações sociais de ciganos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SCOTT, Juliano Beck; PROLA, Caroline de Abreu; SIQUEIRA, Aline Cardoso  e  PEREIRA, Caroline Rubin Rossato. O conceito de vulnerabilidade social no âmbito da psicologia no Brasil: uma revisão sistemática da literatura. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 600-615. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p600-615.

O conceito de vulnerabilidade social vem sendo utilizado em estudos de várias áreas, entre elas, a Psicologia, assumindo diversas conotações. Diante disso, este estudo teve como objetivo investigar o conceito de vulnerabilidade social empregado nas publicações da área da Psicologia no Brasil. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura nacional acerca do tema, obtendo-se 21 artigos publicados entre os anos de 2005 a 2013. Os resultados encontrados sugerem que a temática da vulnerabilidade social representa um objeto de pesquisa recente e de crescente interesse na produção científica nacional em Psicologia. Esses resultados permitem ainda concluir que existem diferentes definições para o conceito de vulnerabilidade social, já que não se encontrou uma única definição para o termo. No entanto essa temática tem aparecido em diversos estudos nos últimos anos, o que demonstra a sua relevância e importância no âmbito científico e social.

Palavras-chave : Vulnerabilidade social; Conceito; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License