SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2O conceito de vulnerabilidade social no âmbito da psicologia no Brasil: uma revisão sistemática da literaturaAlterações na formação do indivíduo na passagem do capitalismo liberal para o monopolista: o anacronismo da psicanálise freudiana à luz da teoria crítica da sociedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

BRASIL, Julia Alves et al. Ancoragem psicossocial a partir dos sentimentos negativamente valorados: representações sociais de ciganos. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 616-637. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p616-637.

Tendo como referência a abordagem não consensual da teoria das representações sociais, este trabalho teve como objetivo investigar como se articulam as representações sociais e a dimensão afetiva associadas ao objeto social "ciganos", entre população não cigana da Grande Vitória-ES. Foram desenvolvidos dois estudos complementares com (1) 108 estudantes universitários e (2) 10 sujeitos que associaram sentimentos de valoração negativa aos ciganos. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de questionário e de entrevista em profundidade, e o tratamento das informações obtidas foi conduzido com o auxílio dos softwares SPAD-T e Alceste. Os resultados indicaram a (re)produção de estereótipos negativos vinculados aos ciganos e a dimensão afetiva fortemente marcada por medo e aversão, núcleo de preconceito e discriminação contra os ciganos.

Palavras-chave : Ciganos; Estereótipos; Representações sociais; Sentimentos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License