SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Psychosocial anchorage based on negatively valued feelings: social representations of gypsiesPsychoanalytical research on social phenomena: a few considerations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

CARRETERO, Gustavo Henrique. Alterações na formação do indivíduo na passagem do capitalismo liberal para o monopolista: o anacronismo da psicanálise freudiana à luz da teoria crítica da sociedade. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 638-654. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p638-654.

Este artigo tem como referencial teórico a teoria crítica da sociedade proposta pela primeira geração da Escola de Frankfurt, especialmente as contribuições de T. W. Adorno e H. Marcuse, e tem como objetivo discutir as alterações da formação do indivíduo na passagem do capitalismo liberal para o monopolista. Para tanto, a psicanálise freudiana é utilizada como instrumento para ilustrar como as profundas mudanças econômicas, sociais e culturais impactaram a formação do indivíduo, apontando para a fragilização destes, levando ao favorecimento da adesão a movimentos de massas e totalitários. O anacronismo da psicanálise, portanto, não se refere ao envelhecimento dessa teoria, apesar de seus elementos ideológicos, mas para demonstrar o quanto o progresso se tornou em regressão nas transformações do capitalismo.

Keywords : Formação do indivíduo; Capitalismo liberal; Capitalismo monopolista; Psicanálise; Teoria crítica da sociedade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License