SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Alterations in the individual’s formation in the transition of liberal capitalism to monopoly capitalism: the anachronism of freudian psychoanalysis in the light of the critical theory of society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

CHRISOSTOMO, Maria; MOREIRA, Jacqueline; GUERRA, Andréa  and  KYRILLOS NETO, Fuad. A pesquisa psicanalítica de fenômenos sociais: algumas considerações. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.2, pp. 645-660. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p655-671.

Este artigo parte de uma breve reflexão sobre a relação da psicanálise com a ciência, para, posteriormente, pensar as possibilidades de intervenção da primeira nas pesquisas que ultrapassam a clínica. Constata-se que a psicanálise, como a ciência, apresenta-se de dupla forma: se, por um lado, é herdeira da ciência moderna, por outro, propõe a subversão do sujeito pela lógica do inconsciente. O objeto da investigação psicanalítica é o sujeito que fala. Assim, deve-se buscar a precisão no terreno da linguagem e ordenar os fenômenos a partir da hipótese de que o inconsciente está estruturado como linguagem. Assevera-se que as perspectivas para pensar a pesquisa psicanalítica são tributárias da fidelidade aos significantes deixando-se surpreender por sua captura e por seus escapes. Conclui-se, ressaltando que a ênfase na apreensão singular do real, presentificada no fato social, é o pilar da orientação metodológica da psicanálise aplicada à pesquisa de fenômenos sociais.

Keywords : Pesquisa; Psicanálise; Sociedade; Sujeito; Linguagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License