SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Domination, submission, freedom: the bonds of love by Jessica Benjamin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

ROSA, Nailane  and  REGINA, Célia. O CREAS PAEFI na perspectiva de mulheres vítimas de violência e profissionais: uma análise a partir da teoria bioecológica do desenvolvimento humano. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 661-685. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p661-685.

Estudo qualitativo cujo objetivo foi investigar se o Centro de Referência Especializado da Assistência Social-Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (CREAS PAEFI) de um município do Estado de… compunha a rede de apoio social e afetiva de mulheres vítimas de violência por seus companheiros. Foram entrevistadas 10 mulheres vítimas de violência, usuárias do serviço, e 6 profissionais atuantes na equipe. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo e discutidos com base na teoria bioecológica do desenvolvimento humano. O serviço foi avaliado positivamente, e as interações entre os profissionais e as mulheres vítimas de violência favoreceram processos proximais que promoveram mudanças positivas nas características pessoais das usuárias, reforçando relações que elas tinham com suas famílias e outros contextos. Concluiu-se que o serviço integrou a rede de apoio socioafetiva dessas mulheres, atuando como um microssistema significativo que favoreceu o desenvolvimento delas diante da situação de violência.

Keywords : Violência contra mulher; CREAS; Rede de apoio; Teoria bioecológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License