SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3The CREAS PAEFI in the perspective of violence victim women and professionals:: an analysis according to the bioecological theory of human developmentFreudian bases for a discursive approach of affection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

CINTRA, Elisa. Dominar, submeter-se, libertar-se: Jessica Benjamin e os laços de amor. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 686-704. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p686-704.

Inspirando-se no livro The bonds of love: psychoanalysis, feminism, and the problem of domination, de Jessica Benjamin, este trabalho traz uma análise dos mecanismos de domínio e submissão nos relacionamentos sociais: como se formam e como operam desde os primeiros laços de amor, na relação mãe-filho. A autora discute a necessidade de reconhecimento narcísico, de um lado, e, do outro lado, da necessidade de se autoafirmar e de se libertar da dependência de ser constantemente aprovado pelo olhar alheio. Trata-se de polos opostos que precisam equilibrar-se para não dar origem a relações de domínio e submissão. Um dos instrumentos teóricos básicos da autora é a noção de intersubjetividade, para designar a capacidade e a disponibilidade de uma pessoa para as relações sociais.

Keywords : Psicanálise; Reconhecimento; Jessica Benjamin; Dominação; Submissão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License