SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3O CREAS PAEFI na perspectiva de mulheres vítimas de violência e profissionais: uma análise a partir da teoria bioecológica do desenvolvimento humanoBases freudianas para uma abordagem discursiva do afeto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

CINTRA, Elisa. Dominar, submeter-se, libertar-se: Jessica Benjamin e os laços de amor. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 686-704. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p686-704.

Inspirando-se no livro The bonds of love: psychoanalysis, feminism, and the problem of domination, de Jessica Benjamin, este trabalho traz uma análise dos mecanismos de domínio e submissão nos relacionamentos sociais: como se formam e como operam desde os primeiros laços de amor, na relação mãe-filho. A autora discute a necessidade de reconhecimento narcísico, de um lado, e, do outro lado, da necessidade de se autoafirmar e de se libertar da dependência de ser constantemente aprovado pelo olhar alheio. Trata-se de polos opostos que precisam equilibrar-se para não dar origem a relações de domínio e submissão. Um dos instrumentos teóricos básicos da autora é a noção de intersubjetividade, para designar a capacidade e a disponibilidade de uma pessoa para as relações sociais.

Palavras-chave : Psicanálise; Reconhecimento; Jessica Benjamin; Dominação; Submissão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License