SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Domination, submission, freedom: the bonds of love by Jessica BenjaminChildren and families playing together, as alternative care for child mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

RAVANELLO, Tiago; BEIVIDAS, Waldir  and  FARIAS, Flávia Milanez de. Bases freudianas para uma abordagem discursiva do afeto. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 705-725. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p705-725.

Neste artigo, nós nos dedicaremos a interceptar mais diretamente a relação entre afeto e linguagem nas bases do campo freudiano. Buscaremos delinear características inerentes à consideração destes e sua mútua implicação, e elencar pontos de apoio para a questão da discursivização do afeto em Freud. No entanto nosso objetivo principal não é a delimitação de uma abordagem freudiana do afeto, mas destacar bases que apontem a pertinência da retomada do conceito de afeto no interior de uma discussão rigorosa sobre a linguagem e apresentar brevemente alguns obstáculos que poderiam impossibilitar o diálogo entre a psicanálise e as teorias da linguagem. Para tanto, faremos um breve trajeto para delimitar duas possíveis maneiras de abordagem para o conceito de afeto, a "quantitativa" e a "metafórica", com base no estudo de obras freudianas e seus críticos.

Keywords : Afeto; Psicanálise; Linguagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License